quarta-feira, 28 de abril de 2021

Neste 29 de Abril , Canavieira comemora 29 anos de Emancipação Politica

 


Neste dia 29 de abril, Canavieira estará completando 29 anos de Emancipação política, com a pandemia não haverá comemorações em virtude das medidas restritivas de combate ao vírus, mas em outros tempos eram realizados grandes eventos que atraia gente de toda região, muitos filhos da terra que residiam em estados com São Paulo, Distrito Federal e outros aproveitavam a data para visitar parentes e amigos. Diante da situação do momento, só nos resta homenagear a nossa cidade através das palavras e agradecer a Deus pela forma que vem protegendo seu povo.  

PARABÉNS CANAVIEIRA-PI - 29 ANOS

Minha cidade Canavieira, de tantas lutas e conquistas, ela tem rio e montanhas, tem cheiro das manhãs, tem um povo hospitaleiro, tem encanto o tempo inteiro...

Ela é linda e animada quem a visita fica apaixonada, tem pontos turísticos e de lazer, O sol se pondo é lindo de se ver... Tem o rio Gurgueia com águas de se encantar, riachos lindos de se admirar, aqui tem praça florida, tem muita gente querida, ruas calçadas e asfaltadas, minha cidade adorada.

Canavieira meu pedacinho de chão Cidade amada do meu coração, ela é linda pode acreditar e se duvidar venha nos visitar...Completando 29 anos ainda muitos sonhos a realizar.

 29 anos completa essa menina, é calma e linda de se ver, sua paz é que nos anima aqui nasci aqui quero morrer... Sua história ao nosso povo encantou, construída com a força do amor pelas mãos de um povo trabalhador... A minha cidade querida tem artista, tem cultura, tem lazer, tem tudo para ser feliz e viver aqui, tem afeto e guarida... Cidade pertinho do rio Gurgueia a sua tranquilidade atrai a quem a conhece, quem visita a nossa cidade jamais se esquece, seja do Norte ou do sul... O mais lindo pôr do sol que abraça, quem se senta nas portas de casa, tomando uma água gelada ou um cafezinho num papo muito animado, sai dali todo encantado...

Tudo que falo é muito pouco das suas qualidades, a minha cidade é deslumbrante, tem um clima contagiante, a minha cidade é o encanto da felicidade... Parabéns cidade de magia, berço esplêndido de um povo, simples, pacato e acolhedor, essa é minha cidade ao qual sempre exaltei com muito amor.

Parabéns Canavieira pelos seus 29 anos de Emancipação Politica 


















 

 

 


terça-feira, 27 de abril de 2021

Ex Prefeito de Canavieira ,Zé Nordeste comemora mais um aniversário neste 27 de abril

 


O Ex- prefeito da cidade de Canavieira, Zé Nordeste completa mais um ano de vida neste dia 27 de abril, ele que é irmão gemeo do ex-deputado Chico Filho. Sendo eleito o primeiro prefeito da história da cidade no ano de 1992 e assumindo em 1993, o mesmo costumava comemorar a data com grandes festividades acoplando aos eventos também de aniversário da cidade que é comemorado no dia 29 de abril, com isso foi se criando uma cultura de comemorações de aniversario de Canavieira com inicio das atividades desde o dia 27 até 29 de abril, de 08 anos atrás o dia 26 também foi inserido nas comemorações por conta do dia do Evangelico. Portanto antes da pandemia a cidade vivia grandes movimentações que iriam do dia 26 ao dia 29 de abril, o período de maior festividades em Canavieira e que atraia muita gente. Zé Nordeste administrou por 03 mandatos e conduziu outros ao cargo e conseguiu criar obras importantes de estruturação na sede e no interior. Com a pandemia Zé Nordeste deve comemorar a data restrita a parte pequena da familia ao qual está vivendo em isolamento social, mas aproveitamos aqui para externar nossas felicitações por este dia em sua vida assim como seu irmão Chico Filho. 

Chico Filho  e Ze Nordeste no dia 01 de janeiro de 1993, na posse de Zé Nordeste como primeiro prefeito da história de Canavieira-PI  ( Arquivo Vanilson Medeiros)

 



Dia do Evangélico é comemorado com "LIVE" nas redes sociais em Canavieira-PI

 


Neste dia 26 de abril de 2021, o Dia do Evangélico completou seus 08 anos desde a criação em 2013.  Anteriormente a pandemia da COVID-19 o evento costumava atrair muitos evangélicos e não evangélicos de todas as cidades mais próximas e marcava o inicio das comemorações do Aniversario da cidade que completa tambem 29 anos de emancipação politica no dia 29 de abril. Portanto neste dia 26, a Prefeitura Municipal de Canavieira, juntamente com as Igrejas Assembleia de Deus missão que tem a frente o Pastor Francisco, a igreja Assembleia de Deus Equidade do Pastor Anderson Braz e a igreja Batista sob a liderança do pastor Genivaldo Rodrigues, resolveram comemorar o Dia do Evangélico através de um culto na sede da Unidade escolar Mariano José Roberto com um publico bastante reduzido somente com as autoridades eclesiástica , chefe do poder executivo ,adoradores locais , pessoal da produção e transmitido de forma online pelas redes sociais o que atraiu muita gente,pessoas da cidade e de várias regiões do Pais que exaltaram ao Cristo com comentários e outras formas de manifestação. Para as autoridades (pastores/prefeito) o evento foi um sucesso e muito importante além de estar levando a palavra de Deus ,pode ainda proporcionar um momento mais leve as pessoas que passam por turbulências em suas vidas,que estavam buscando momento de paz e tranquilidade ou até mesmo para estar refletindo sobre a vida.





















 


sábado, 24 de abril de 2021

Prefeitura Municipal promove"live" em comemoração ao dia do Evangélico em Canavieira


 Desde o ano de 1993 o mês de abril  tornou se muito movimentado por conta das festividades de Aniversário da cidade em Canavieira que acontecem no dia 29 de Abril, uma tradição realizada a cada ano com várias ações e grandes eventos. De alguns anos anteriores ,foi inserido neste calendário o Dia do Evangélico de Canavieira realizado no dia 26 de abril abrindo o inicio das comemorações ,e por conta da pandemia mundial da Covid 19 ,  2020 e 2021 ficaram prejudicados, independente disto  a Prefeitura juntamente com as Igrejas Batista que tem como pastor Genivaldo Rodrigues, Igreja Assembleia de Deus Equidade que tem a frente pastor Anderson Braz e a igreja Assembleia de Deus Missão com a direção do pastor Francisco , estão inovando e a data será comemorada através de um culto em local especifico com público reduzido e todos protocolos de saúde e será  transmitido através das redes sociais. o Evento acontece neste dia 26 de abril, as 19.00 horas e contará com a participação de algumas autoridades dos poderes executivo,legislativo ,judiciário ,eclesiásticas e adoradores locais..

 


quarta-feira, 21 de abril de 2021

Vereador Luiz Mota apresentou indicação ao executivo para reforma do matadouro público de Canavieira

 Neste ultimo dia 16 de abril, o vereador e vice presidente da Câmara do município de Canavieira, Luiz Mota apresentou indicação para que seja encaminhada ao poder executivo, onde o mesmo solicita um
trabalho de reforma do matadouro público municipal assim como o curral para descanso do gado de forma urgente, uma vez que o mesmo se encontra bastante danificado. O vereador fez questão de afirmar que o problema não é de agora e que vem se arrastando por muito tempo, mais que é preciso se fazer algo agora porque a situação é muito complicada principalmente na questão da saúde da população que pode estar comprometida por ingestão de carnes contaminadas entre outros. O vereador relembrou ainda que no município encontra parada um matadouro em estado quase final de construção , uma obra do  Governo do Estado do Piaui que não foi finalizada. 

VEJA JUSTIFICATIVA DO DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

Ao se tratar de tema bastante claro e objetivo com relação a sua situação e a devida necessidade, sirvo do presente para apresentar ao poder executivo e nobres colegas, indicação as necessidades e importância de se realizar um trabalho de forma urgente de reforma do Prédio onde funciona o matadouro público assim como seus anexos :Currais e arredores.  

            Desde que foi construído por volta dos anos 2000, o mesmo ainda não recebeu uma reforma que venha atender as suas necessidades , tendo em vista a situação que se encontra  também não é de agora ,algo que vem se arrastando por largos anos e enquanto isso sofre o pessoal que precisa utilizar o espaço para abatimento de animais, sofre os animais por não terem um local adequado como  um curral para serem colocados, além de elevar os riscos de contaminação de carnes por conta da sujeira ,piso esburacado e através de animais e insetos proliferadores ,além de restos de animais entre outros que acabam apodrecendo aos arredores, atraindo número elevado de urubus.

            Ainda por se tratar de um ambiente tão importante para sociedade, para boa alimentação de seu povo, estar relacionado a saúde de todos, nos instiga muito até o momento não existir (SE EXISTE AINDA É DESCONHECIDO) por parte da Vigilância Sanitária do Município, um relatório com diagnostico desses problemas e buscando junto ao executivo soluções, isentando assim o Legislativo de estar se envolvendo nesse processo, por se tratar de um órgão competente para tal fim.

               Mais de diante dos fatos fazendo uma análise visual da situação, identificamos   à inadequação higiênica, despejos de efluentes, descarte inadequado de resíduos sólidos, carência de manutenção nas proximidades do matadouro, ausência dos parâmetros regidos pela legislação ambiental e sanitária vigente, por maus tratos aos animais ou por outros fatores inerentes à gestão municipal.

               Não dispõem de ambiente, local onde poderão ser processados os resíduos do abate (sangue, ossos, cascos, chifres, gorduras, aparas de carnes e vísceras não comestíveis).

               A água residuária, utilizada no processo de abate e manipulação da carne é despejada ou escorre, junto com o sangue e gordura, em terrenos baldios, ou ainda em terrenos normalmente assoreadas ou dominadas pela vegetação natural, quando não é lançada diretamente nos corpos aquíferos (riacho)que margeiam a região. Os animais que chegam aos currais não recebem nenhum tratamento diferenciado, geralmente não são segregados, não recebem assepsia e não passam pelo jejum de 16 a 24 horas nem pela fase de descanso, sendo abatidos em condições de alto nível de estresse, o que compromete sobremaneira a qualidade do produto final.

                A situação atual traz riscos bastante significativos, e os prejuízos são espelhados de todas as formas: na saúde pública, que recebe uma carne de péssima qualidade e muitas vezes contaminada, na economia onde fica evidente o desperdício de produtos perfeitamente reaproveitados, no meio ambiente que, ao receber os dejetos da atividade, tem a sua degradação aumentada.

               Então neste momento o incentivo à reforma dos matadouros por parte dos poderes municipais tem que necessariamente levar em consideração não apenas a sustentabilidade econômica, mas o atendimento às normas trabalhistas, de saúde pública e ambiental. Deve também ser levada em consideração a implantação e efetividade de arranjo produtivo no entorno do matadouro, aproveitando praticamente todos os subprodutos do abate.

               Diante da situação reafirmamos a importância da união dos poderes, executivos, legislativo no intuito de solucionar esse problema de caráter de URGÊNCIA, com visão lançada sobre os benefícios para uma sociedade que muito espera das pessoas que os escolheram para representar em todas as esferas da administração Pública. 

               Ciente do devido apoio de nobres colegas de casa e o empenho do poder executivo em reconhecer as devidas necessidades, reitero meus votos de consideração e apreço a todos e externo o desejo de estar em outras reuniões exaltando o trabalho realizado no citado matadouro. 

 
 Vereador LUIZ MOTA

CANAVIEIRA-PI

 


Na foto é possível se ver a situação do Curral que seria o local para colocação dos animais para descanso conforme determina as regras de saúde ambiental e animal.  Inexistência de cerca e área bastante pequena.

 


Visão frontal do Prédio onde funciona o Matadouro é nítido a falta de estrutura e de ambiente propicio ao desenvolvimento de atividades relacionados a produção de alimentos.

Adentrando matadouro piso bastante danificado, valas que escorre sangue e outros dejetos, janelas e portas com vidros quebrados onde entram os insetos e outros....Observando que esse piso furado mesmo sendo lavado podem esconder restos de sangue que apodrecem e juntam bactérias que poderão contaminar as futuras carnes a serem colocadas neste mesmo local. 


Matas as margens de Riacho com presença de muitos urubus


 Dejetos colocados as proximidades do matado  e abaixo foto do matadouro ,obra do Governo do estado que está com suas açoes paradas.

 Obra do matadouro público continua a todo vapor em Canavieira